Home

Welcome to the website of the Portuguese Club of the Portuguese Sheepdog.The Serra de Aires Dog is a herding dog, leading herds. It has unique characteristics in the world. A rustic dog, perfectly adapted to the job and to the harsh climate of the Alentejo plains, where the rhythm of life is guided by the baton of the large thermal amplitudes

Sobre o Clube

Fundação

O Clube Português do Cão da Serra de Aires (CPCSA) foi fundando em 1990, tendo como sócios fundadores, António José Loureiro Borges, Manuel José Delgado Loureiro Borges, Pedro Luís S.S.F. Delerue, José Homem de Melo e Maria da Graça Neves C.P. Loureiro Borges.

Missão

Organizar, participar e promover exposições monográficas, exposições especializadas e concursos da raça.
Colaborar em eventos de divulgação da raça, conferências, seminários e outros eventos de carácter científico e pedagógico.
Apoiar e colaborar com os sócios, criadores e proprietários da raça

Organização e fundação

O CPCSA é uma associação sem fins lucrativos e é filiado no Clube Português de Canicultura. É a entidade reconhecida em Portugal como representante da raça “Cão da Serra de Aires “.

No ano de 2000, um grupo de criadores e proprietários de cães desta raça tiveram a iniciativa de relançar o clube. Assim, em Setembro desse, ano foi apresentada uma lista para os órgãos directivos.

Esta direcção esteve em exercício durante um ano, período este que foi a rampa para o fomento e promoção da raça. Estava lançado o alicerce para que uma direcção pudesse definir estratégias para atingir os objectivos propostos pelos fundadores do clube.

Assim, em 2001, houve novamente eleições para os órgãos directivos do Clube. Apenas uma lista se apresentou como concorrente, mesmo assim não deixou de cumprir com os seus objectivos.

Todas as Direcções tem tido como missão levar o Cão da Serra de Aires a um lugar de destaque, que por mérito próprio, merece no campo da canicultura em geral e na canicultura portuguesa em particular.

File library

Portuguese sheepdog in the world…

O mapa aqui apresentado foi elaborado a partir dos contributos recolhidos na rede social FB, que os proprietários de CSA que voluntariamente disponibilizaram em inquérito feito pelo CPCSA . O inquérito ainda não está fechado e decorre em permanência. Todos aqueles que ainda o não fizeram, podem contribuir para um melhor conhecimento da raça e …

Find us

#.